quarta-feira, 6 de setembro de 2017

BC-Raio X_43_Sustentabilidade


Meu raio x dessa semana:

1-  Na sua cidade existe o sistema de coleta reciclável?
Moro em Currais Novos, interior do RN, no coração do Seridó. Apesar de a minha cidade ter certa consciência sustentável, não tem, estruturada nem oficializada, uma coleta reciclável, a qual seja significante e tenha impacto positivo no ambiente. Existem trabalhos isolados, oriundos de projetos educacionais em escola privadas, municipais e estaduais que acontecem, apenas, em períodos limitados. Quando o projeto é concluído, a reciclagem fica esquecida.



2-  Que atitude você adota para contribuir com a sustentabilidade?
Uma atitude consciente de que devemos fazer nossa parte, dando exemplo, sobretudo as crianças, adolescentes e jovens, dos benefícios da coleta para nossa vida, para os rumos do planeta. Se quisermos um planeta saudável, temos que contribuir na coleta seletiva, na cultura do reciclável e na preservação do meio ambiente.
Tanto na cidade quanto na Chácara, trocamos todas as lâmpadas pelas led, os aparelhos eletrônicos que não estão mais em uso, as baterias de celulares e notebooks são juntas e doadas para um professor de Física que faz um trabalho excelente com esses materiais. Em casa e na escola em que trabalho, o lixo é separado e identificado, visando facilitar a coleta semanal.
Cada um fazendo sua parte, construiremos um ambiente saudável, com natureza e toda forma de vida preservada e respeitada para vivermos com dignidade e harmonia.



13 comentários:

chica disse...

Belas atitudes as tuas na casa e chácara. Valem sempre! Lindo feriado! bjs, tudo de bom,chica

Roselia Bezerra disse...

Boa Tarde, querida Lúcia!
Medidas são urgentes e ainda vejo jogando lixo no chão... que pena!
Seja abençoada e feliz!
Bjm de paz e bem

Anônimo disse...

Olá Lucia,
Uma excelente resposta, essa questão é polêmica, mas é possível reverter a partir da educação e colaboração de todos. Nas galerias obstruídas pelo lixo que é jogado nas ruas quando chove abundantemente e as águas não escoam a contento acontece os alagamentos, e então vamos xingar o prefeito, não estou aqui para defender nenhum gestor, apenas tenho certeza de que nenhum gestor determina que a população jogue lixo nas ruas. Falta educação doméstica e conscientização da população em geral , qdo isso acontecer há a possibilidade de termos um planeta com melhores condições ambiental.

bjão amiga!

Toninho disse...

Oi Lucia muito obrigado pela participação e compartilhar suas ideias para este tema que precisa mesmo ser intensivamente discutido nas escolas para que as crianças e jovens abracem a ideia de defender o planeta.
Valeu amiga e volte toda Terça-feira. Na próxima sou eu o responsável.
Abraços com carinho.
Bjs

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

É verdade amiga! Na creche em que trabalho, nossa clientela é na faixa etária de 2 a 5 anos e todo ano fazemos questão de executar um projeto voltado para a sustentabilidade, pois esse é o caminho a educação e a parceria com a família, tendo em vista que não adianta trabalhar apenas a criança, temos que inserir os pais nesse processo para não desmanchar o que a escola faz.
Beijos

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Eu que agradeço essas oportunidades de crescimento que as brincadeiras nos proporcionam. Estou me organizando para toda terça-feira estar participando desse projeto.
Beijos carinhosos!

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Obrigada Chica e tudo de bom para você também, beijos carinhosos!

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Obrigada Rosélia por seu carinho, que Deus a abençoe sempre!
Beijos no coração.

sonia tolfo disse...

Estamos ainda engatinhando na questão sustentabilidade mas aos poucos vamos adquirindo consciência da necessidade de mudarmos nossa atitude frente ao ambiente como um todo.
Abraço, bom feriado!
Sonia

Donetzka Cercck L. Alvarez disse...

Excelente participação,querida Lucia.

Temos que aprender mais e mais sobre a sustentabilidade.


Obrigada pelas visitas e volte sempre

Beijos sabor carinho e uma sexta_feira de paz e alegrias

Donetzka

Anete disse...

Lucia, gostei demais das suas respostas/sustentabilidade. Bons exemplos!
Um abraço neste finzinho de feriado. Muita paz!...

Siga em frente! disse...

Olá, Lucia, bela atitude, se cada um fazer a sua parte, contribuímos muito com o meio ambiente.
Um excelente final de semana.
Beijinhos
kellyrlopes2015.blogspot.com.br

Poesia do Bem disse...

É preciso que cada um faça sua parte, apagando as luzes ao sair, economizando água , reduzindo o lixo, o consumismo, trocando, evitando o desperdício. Boas dicas as suas. No blog tem novidades tbm do desfile da Alice ai no Polícia Mirim

Uma imagem, uma trova 12

  Chegou o dia de brincar De uma imagem, uma trova Com certeza vai gostar De pôr o cérebro à prova   Deixe sua inspiração fluir Um...